Delicious LinkedIn Facebook Twitter RSS Feed

Leituras de 2012

O ano ainda não acabou e, embora falte pouco para isso e espero terminar de ler mais dois livros em 2012, já começo a fazer uma retrospectiva literária. Eu sou dessas que compra livros mais rápido do que é capaz de lê-los. No começo do ano decidi fazer a fila andar e diminuir o consumismo. Usei a ferramenta meta de leitura do Skoob, registrei lá muito dos livros acumulados e me propus a ler, senão todos, a maioria, pelo menos. A lista totalizou 47 livros, li 41 até agora e mais outros fora dessa lista (HQ's principalmente). Estou bem satisfeita com o andamento das coisas, sei que não vou ler 100%, de qualquer forma, oitenta e sete por cento é um rendimento satisfatório.
 Vou falar um pouquinho dos que são destaque para mim.
O Duplo, de Dostoiévski. Se eu fico muito tempo sem ler algo desse russo, bate a saudade, a vida não parece a mesma. O Idiota também está na meta, mas não vai dar tempo. Pelo menos tenho mais um do Dosta garantido pra 2013. Esse é o segundo livro publicado dele, porém a tradução feito direta do russo foi lançada apenas esse ano pela editora 34, aquela linda!
Filhos do Éden vol. 1, Eduardo Spohr. Adoro livro de fantasia, li A Batalha do Apocalipse dele ano passado e adorei. Com esse que é o primeiro volume de uma trilogia não foi diferente. Espero ansiosamente pelo segundo que virá depois do carnaval.
Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis. Aprendi uma coisa com as aulas e provas de livro durante o ensino médio: clássicos da literatura brasileira são chatíssimos. Claro, uma noção errônea que adquiri pela obrigatoriedade de engolir certos livros para tirar nota boa. Então sempre deixei os autores clássicos de lado (li mais de lit. russa do que brasileira). Daí esse ano aproveitei a coleção Clássicos da Abril e comprei um Machadão e poxa, gostei bastante. Depois li O Alienista e me sinto mais propensa a dar uma chance aos autores daqui.
E o morango do bolo (não gosto de cerejas): Um negócio Fracassado e outros contos de humor de Antón Tchekhov. Já havi lido um outro livro de contos do Tchekhov e gostei bastante. Simplesmente não conseguia desgrudar de Um Negócio Fracassado... me peguei rindo muitas vezes das ironias e sátiras desse excelente contista, deixou gostinho de quero mais.
Foi um ano em que li muitas HQ's, comecei a ler Sandman e só parei depois que terminei todos os arcos, ainda não li os spin offs. Gostei muito de Sweet Tooth (ainda falta um issue pra acabar a série). Recomendo também Daytripper de uma dupla de brasileiros, história tocante e desenhos lindos. Bom, as highlights literárias são essas.

0 comentários:

Postar um comentário